Estudo de caso: o vidro como integração entre o interno e o externo na casa de Felipe Titto

2021-07-22

Por: Vidraçaria BH

Com um terreno adquirido ainda em 2017 e a estrutura de uma casa de aproximadamente 32 anos no espaço, iniciou-se a obra para modernizar o novo lar do ator, apresentador e empresário Felipe Titto, no estado de São Paulo. Mesmo com uma estética interessante, a antiga residência não fazia o estilo do recém morador e assim veio a decisão de começar uma construção do zero em 2018.

Todo o conceito da nova arquitetura tem como inspiração a estética de galpões industriais, lofts nova-iorquinos e casas containers. Tudo isso, sem perder a grande integração com a natureza que é algo predominante no ambiente e também muito presente na vida do Titto, que se considera um apaixonado por áreas externas e verdes.

Um dos pilares principais do projeto é o conceito de “obra limpa”. A decisão traz a permanência de blocos e tubulações elétricas aparentes a fim de evitar a quebra que seria precisa para embutir os fios e os passos posteriores, como massa de nivelamento e texturas, por exemplo. Já na fachada, uma tinta preta foi aplicada diretamente sobre os blocos causando um outro efeito.

Sobre a obra

A residência está localizada no Condomínio Parque Silvino Pereira, na Granja Viana, bairro nobre localizado na Zona Oeste da Grande São Paulo. Trata-se de um local cercado por uma área de reserva com muita vegetação, lagos e animais silvestres. Como nasceu na Granja Viana, Titto preserva um grande apreço pelo lugar.

Necessidades do cliente

O vidro é considerado um dos elementos mais fundamentais da obra. Isso porque o apresentador sempre mencionou seu desejo por manter a conexão do ambiente interno com o externo. Além disso, a peça proporciona maior sofisticação e conforto termoacústico, especialmente por todas as chapas serem do modelo laminado.

Inovações e diferenciais

A especificação inicial do projeto pedia por uma opção de vidro incolor por toda a extensão da casa. Pensando na solução ideal, a equipe de especificação técnica da PKO trouxe para o planejamento o vidro de controle solar. Dessa forma, a melhor sugestão veio com o Habitat Neutro. A tecnologia deu um resultado excelente e supriu a transparência exigida no projeto.

O vidro de controle solar é formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do Sol por meio do vidro, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.

O vidro de controle solar é de extrema importância, pois contribuiu para uma melhora no conforto térmico. E, uma vez que a residência possui muito vidro, certamente o modelo comum aumentaria a temperatura interna e exigiria o uso contínuo de ar condicionado.

BENEFÍCIOS DO VIDRO CONTROLE SOLAR

Soluções para o projeto

Conforme adiantamos, o vidro escolhido para a obra foi o Habitat Neutro Incolor, modelo laminado de 8mm. E, em relação a metragem usada, a obra seguiu com uma de aproximadamente 265,00 m². A reforma, inclusive, contempla uma extensa quantidade de peças instaladas em portas do tipo camarão e também no pé direito duplo para manter a integração com a área externa, o que torna os cômodos bem iluminados através da luz natural.

Vidro Habitat Neutro Incolor

O Vidro Habitat proporciona maior segurança contra o calor e os raios UV. Quando laminado, sua principal característica é diminuir o nível da entrada de ruído na residência, tornando o lar mais confortável e aconchegante.

Uma das alternativas mais modernas do mercado, o modelo também tem como diferencial o seu design que pode ser instalado nos mais diversos ambientes, possibilitando uma maior integração entre as partes internas e externas.

Versáteis, eles podem ser encontrados com ou sem aspecto reflexivo, conferindo maior privacidade para o cliente ou transparência. E ainda permitindo uma considerável economia de energia elétrica já que a luz natural passa a ser mais usada e mesmo assim não há a necessidade de ar condicionado por conta do isolamento termoacústico.

Benefícios do Vidro Habitat Laminado

Proteção contra raios UV;Proteção aos móveis expostos ao sol;Segurança contra cortes e acidentes;Diminuição na passagem de ruídos;Proteção contra roubos.

Benefícios do Vidro Habitat Temperado

Aplicação autoportante;Segurança contra cortes e acidentes; Proteção contra roubos.

Privacy Glass

A peça escolhida para os banheiros de Felipe Titto foi de um outro modelo também de vidro inteligente: o Privacy Glass. Este passa por um processo de laminação de dois vidros com um filme de LCD com polímeros dispersos em sua produção. Isso significa que quando uma voltagem é aplicada, suas moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor e permitindo a passagem de luz. Já quando o dispositivo é desligado, ele volta à condição original: opaca.

Em outras palavras, o Privacy Glass proporciona uma privacidade controlada sem o uso de cortinas, tendo o poder de controlar a transparência entre os cômodos ou áreas de um mesmo ambiente.

Vantagens do Privacy Glass

Pode ser desenvolvido para voltagens de 110V e 220V;Facilidade de limpeza, manutenção e durabilidade;Feito sob medida para projetos especiais.

Bom, a partir da obra realizada na residência do apresentador Felipe Titto, podemos levar em consideração a importância de uma escolha correta entre os modelos de vidro que serão instalados em cada ambiente.

Além de proporcionar transparência e integração, as alternativas atuais do mercado somam uma série de tecnologias capazes de gerar maior conforto, segurança, sofisticação e mais benefícios. Sendo assim, use a diversidade do vidro a seu favor e opte pela alternativa que será a melhor solução para o seu projeto.

Matéria Original Aqui

Dicas BLOG